08/01/2012

Resenha - A Princesa Leal


Nome: A Princesa Leal
No Original: The Constant Princess
Autor (a): Philippa Gregory
Páginas: 447
Editora: Record
Comprar: Siciliano - Cultura - Leitura - Fnac
Sinopse: No imaginário popular, Catarina de Aragão é vista como a rainha desprezada por Henrique VIII, a nobre trocada por Ana Bolena, plebéia da corte dos Tudor. O livro recria a infância e a juventude da infanta de Espanha. Criada no palácio de Alhambra, em Granada, Catarina fora prometida aos três anos de idade a Artur, príncipe de Gales. No entanto, a morte prematura do jovem após o casamento, fez com que Catarina se unisse a Henrique VIII, irmão mais novo de Artur. A partir de um dos episódios mais singulares da história inglesa, Phillipa Gregory nos oferece uma romance delicioso.

Este livro faz parte da série The Tudors e dependendo do seu critério ele pode ser o primeiro da série ou não. Baseado na ordem da era Tudor é o primeiro livro, mas não pela ordem que a autora escreveu. Como sou uma pessoa sistemática resolvi ler na ordem que a história aconteceu. Por sorte ganhei da minha mãe o primeiro nessa ordem.

O livro retrata a história de Catarina de Aragão, a infanta da Espanha que nasceu destinada a ser princesa de Gales e rainha da Inglaterra. A mulher que é conhecida por ter sido desprezada por Herinque VIII, mas que foi muito mais do que isso. O livro mescla ficção com história de maneira magistral e nos conduz pela história de uma mulher forte, inteligente, acima de tudo leal e obstinada a cumprir sua promessa.

A história ao contrário da maioria começa com Catarina ainda criança na Espanha e de maneira rápida conhecemos onde ela viveu até os 15 anos quando parte para Inglaterra como prometido desde os três anos. Filha dos dois monarcas mais temidos por sua fé inigualável e suas constantes cruzadas contra mouros nasceu em meio a campanha para tomar o palácio de Alhambra em Granada. Aos sete anos com a vitória da mãe, passou a viver no palácio acostumada aos costumes mouros. Eles eram bárbaros, infiéis, mas seus costumes serviam. Muito típico. Acostumada ao calor, aos salões de banho e a jardins imensos Catarina aos 15 anos parte para Inglaterra onde encontra um príncipe assustado e costumes muito diferentes. Ela padece no frio e na lama, quase não acredita que os ingleses não têm costume de se banhar e só comem conservas. A partir daí acompanhamos a vida do jovem casal. Um amor bonito, guiado pela certeza de Catarina de que ela assim como sua mãe é a favorita de Deus e nada pode dar errado. No entanto a morte precoce de Arthur abala os planos dela e a faz amadurecer de forma dura. Fiel a seus princípios e a promessa que fez a Arthur ela permanece firme por longos anos mesmo desacreditada.

A narração de Philippa é envolvente e retrata por um anglo único o caminho de Catarina. O livro alterna os acontecimentos com trechos em itálico que representam uma espécie de diário da personagem. Dessa maneira é possível conhecer profundamente o que se passa na cabeça de uma mulher que esperou anos até se ver coroada rainha da Inglaterra. Uma mulher que aguentou um marido autoritário e a pressão para ter um filho homem. Extremamente amada pelo povo. Vemos como ela protegeu a Inglaterra quando foi regente vencendo a Batalha de Flodden. O que por vezes irrita é a fé que ela possui. Nada abala a certeza de que Deus a ouve e a tem como favorita. Os longos anos abandonada na corte a faz amadurecer e até duvidar de Deus, mas ao fim do livro vemos o quanto ela passou a vida acreditando nisso. Nem mesmo os diversos filhos que ela perdeu ao longo do casamento a fazem esmorecer. 

Uma personagem cheia de nuances e muito bem apresentada, uma trama regada de história e ficção. O que mais eu posso querer de um livro? Eu já gostava desta série antes mesmo de ler e agora só confirmei meu voto. Philippa Gregory é perfeita em suas escolhas e escreve como ninguém sobre fatos com mais de 500 anos. O livro é lindo, a capa tem um toque liso e adorei a diagramação da Record. Tenho quase certeza que este é o primeiro Record que eu leio. Tenho vários na estante, mas ainda estão na fila de espera. Adorei o trabalho da editora. Recomendo para quem gosta de romances históricos, livros com plano de fundo histórico e principalmente aos que tem curiosidade sobre a era Tudor. Deixo a lista de livros da série na ordem da era Tudor. Até mais!

The Tudors - Phelippa Gregory 
4- O Bobo da Rainha
5- O Amante da Virgem
6- A Outra Rainha

17 comentários:

  1. Ah eu gosto bastante de livros que tem Londres antigamente como fundo. O reinado de Herinque VIII foi uma época bem marcante e fiquei com vontade de ler a série! Mais uma para lista. Ótima resenha como sempre. O livro parece ser ótimo. bjo

    ResponderExcluir
  2. Ah não parece ser o típico romance histórico, e por isso ainda tenho dúvidas. Não sou muito ligada a história, história, mas curto um romance histórico e talvez por isso eu leia. Suas resenhas são um perigo! Sempre aumentando minha lista com livros caros =**

    ResponderExcluir
  3. Não faz muito meu gênero, mas gostei da capa e a resenha está muito boa. Não conhecia quase nada de Catarina de Aragão só já vi falar de Ana Bolena. Se tiver mesmo romance, romance quem sabe um dia eu leio.

    ResponderExcluir
  4. Encontrei sua resenha e gostei muito! Estava de olho neste livro porque gosto a história de Henrique VIII e da era Tudor, mas estava na dúvida sobre como ele retratava Caratina de Aragão. A propósito, muito bom seu blog. Parabéns pelo trabalho e aguardo as próximas resenhas da série. Até!

    ResponderExcluir
  5. Eu simplesmente AMO esse livro, é meu segundo favorito da série Tudor, mesmo eu só tendo lido outros 3 (a herança de ana bolena e o bobo da rainha)
    nao vejo a hora de ler todos!
    Beijoos



    Cabelos ao Vento

    ResponderExcluir
  6. Já me sugeriram essa série Tudor e estou tentada a comprá-la, apesar de ser bem carinha, acontece que só vejo elogio e quero muito matar essa curiosidade.

    ResponderExcluir
  7. Mais um romance histórico que fiquei doida pra ler, ficção e história juntos não tem como não me agradar!

    ResponderExcluir
  8. Comprei dessa autora "The white Queen", mas ainda não li... mas estou curiosissima... este parece muito bonito! muito legal!!!

    ResponderExcluir
  9. Ah..

    Eu amo livros que falam de reis, rainhas, princesas.. E esse adorei a sinopsia e enlouqueci pela a capa que é muito linda mesmo..

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nada dessa série, mas tenho impressão que vou gostar muito. Gosto de livros históricos, adoro imaginar as caracterizações, os costumes, essas coisas...

    A capa é maravilhosa, também...quero ler

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  11. Amo ler livros que nos remetem à aristocracia inglesa histórica, de tempos mais antigos. Esse livro é um dos que quero ler assim como os seguintes da série. Amei sua resenha. Muito boa mesmo.

    ResponderExcluir
  12. Sempre gostei da dinastia Tudor e quando fiquei sabendo da série fui logo procurar pelos livros, mas me decepcionei um pouco com os preços altíssimos.
    Por sorte uma amiga minha tinha um dos livros ( O Bobo da Rainha ) e a leitura só me fez querer a série ainda mais, apesar do alto custo
    Esses livros são perfeitos!

    ResponderExcluir
  13. amo livros que se passam em outra década.

    ResponderExcluir
  14. Ah! Romance histórico é tão gostoso! Mais um pra lista.. *-*'

    ResponderExcluir
  15. Eu amo a historia da dinastia Tudor. Eu assisti a serie The Tudors e eu sempre gostei da Ana Bolena e da Elizabeth. Não aguentava a Catarina de Aragão, porque ela contianava com aquela fé no casamento catolico dela com o rei mesmo quando tudo já tinha acabado e isso me incomodava por varios motivos. Mas sempre achei a historia dela muito curiosa e admirava a força dela, mas reprovava aquela fé cega que ela tinha. Eu tenho muita curiosidade em ler todos os livros dessa serie, hoje em dia eles estão um pouco caros e dificeis de encontrar, mas já comprei 2. Porém não comprei esse ainda só por falta de dinheiro, pretendo comprar mês que vem.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.